Há 205 anos nascia um dos maiores escritores de todos os tempos: Charles Dickens.
Se você acompanha o blog há um tempinho já sabe que sou absolutamente apaixonada pela escrita do autor inglês e que suas histórias permanecem comigo muito depois de virar as páginas finais de seus romances.
Por isso, gostaria de aproveitar o aniversário de Dickens para compartilhar com vocês alguns motivos para você também se apaixonar por ele.
1 – A narrativa
Não importa qual seja a cena: um momento de tensas revelações entre os personagens ou uma simples descrição do amanhecer pelas ruas de Londres: a escrita de Dickens é capaz de traduzir esse momento em algo único e encantador!
2 – Os personagens
Dos mocinhos mais profundos aos vilões mais asquerosos, Dickens é capaz de construir personagens tridimensionais e inesquecíveis. Que leitor nunca ficou com a imagens da Sra. Havisham em seu eterno vestido de noiva ou não se arrepiou com a brutalidade de Bill Sykes? E quem nunca tentou evitar a rabugice do velho Scrooge?
3 – As ambientações
Assim como o autor consegue fazer o leitor visualizar perfeitamente seus personagens, ele também é capaz de nos transportar minuciosamente por suas ambientações. É possível visualizar perfeitamente os mínimos detalhes das sujas e frias ruas de Londres, assim como cada sombra dos antros habitados por seus vilões.
4 – Os temas
Dickens é dono de uma bibliografia extensa, que comporta os mais diferentes e interessantes temas. Eles variam da simples vida cotidiana na Inglaterra à decadência das instituições sociais, passando por duras críticas ao setor judiciário e até mesmo pelos conflitos da Revolução Francesa. Sua gama de histórias é riquíssima e transporta o leitor para a causa apresentada.
5 – As reviravoltas no enredo
Se você acha que por ser um autor clássico suas histórias são previsíveis e repletas de clichês, está muito enganado! Por mais que você já tenha tido contato com um ou outro elemento de suas histórias, é impossível prever, durante a leitura, para onde a narrativa o levará. Confesso que me vi “pasmando” diversas vezes ao descobrir o desfecho de seus mistérios…
6 – A imortalidade de suas obras
Por mais que tenham se passado mais de um século da publicação de suas obras, os livros de Charles Dickens permanecem mais atuais do que nunca. Afinal, quem não sente uma pontada de reconhecimento ao ler sobre deslizes judiciários e sobre a miséria gerada pela falta de suporte básico aos cidadãos?
Ainda não conhece a obra do autor? Que tal se juntar à nossa equipe e criar um projeto pessoal para conhecer Charles Dickens?! #FicaDica